Serigrafia
Montar uma pequena serigrafia em casa para estampar as suas camisetas é uma ótima idéia. Não é preciso dizer que a terceirização dos serviços geram custos, sem contar que nem sempre os prazos de entrega são cumpridos pelos prestadores de serviço.
Os materiais utilizados não são muito caros, o processo é simples e de fácil execução, e você gastará menos do que enviando as suas peças para alguma gráfica. Não se esqueça que para montar uma pequena gráfica de serigrafia em casa você precisará de um lugar bem arejado para utilizar os produtos químicos no processo de limpeza das telas.
Como funciona?
A serigrafia é um processo de impressão na qual a tinta é vazada, pela pressão de um rodo, através de uma tela preparada, normalmente de seda ou nailon. A tela é esticada em um bastidor de madeira ou aço.
Pode ser feita de forma mecânica (por pessoas) ou automática (por máquinas). Muitas aplicações industriais são viabilizadas pelo uso do processo de serigrafia. Com o desenvolvimento de equipamentos e suprimentos serigráficos, além da utilização do computador, atualmente é possível obter impressões com grande fidelidade em relação à matriz ( o desenho original).
2 - Materias Necessários
Recomendo que você adquira todo o material antes de começar à se aventurar pela serigrafia. Afinal, nada mais sem graça do que começar uma coisa e não poder já sair testando. Antes de sair imprimindo em camisetas logo de cara, faça vários testes em pedaços de tecido para adquirir a prática e treinar a técnica.
Calhas ou canaletas - servem para aplicação da emulsão (preparada) na tela.
Pincéis pequenos - em vários tamanhos, para retocar as telas.
Copos, recipientes