Serigrafia
Curso de Design
Oficina de Serigrafia Aplicada
INTRODUÇÃO À SERIGRAFIA Edith Lotufo, 2006
Obs.:Este texto foi produzido a partir de experiências de ensino da serigrafia em condições simples. A proposta de trabalho é fruto de estágios e visitas em oficinas artesanais de diferentes níveis de equipamento, de pesquisa bibliográfica e da adaptação de materiais disponíveis às condições existentes.
Esta apostila pretende dar informações básicas para uma introdução ao assunto e representa um determinado estágio do conhecimento.
Em termos técnicos as explicações aqui contidas carecem de um aprofundamento em todos os sentidos.
Conceitos teóricos
Serigrafia ou Permeografia
O nome Serigrafia é atribuído por diferentes autores à palavra grega serikon e à palavra sericum do latin, ambas significando seda e grafia do grego, com o sentido de escrever, desenhar, gravar. A expressão inglesa silk-screen é tanto usada para designar uma técnica artística quanto a técnica aplicada em trabalhos utilitários.
Definições em glossários e vocabulários técnicos:
Impressão serigráfica - (Craig, 1987, p.186)
“Método de impressão no qual a imagem é transferida para a superfície a ser impressa por meio de tinta comprimida por um esfregador de borracha através de um tecido, que serve como stencil, ou uma retícula de fios metálicos esticados sobre uma armação. A impressão serigráfica pode ser feita manual ou mecanicamente, posto que existem estênceis fotográficos e impressoras automáticas e secadores. Ela permite uma aplicação pesada de tinta na maioria dos materiais e é excelente para trabalhos de baixa tiragem, especialmente posters. Displays de ponto de venda que necessitem de uma grossa camada de tinta e/ou tintas fluorescentes são normalmente feitas neste processo. Em ingles silkscreen ou screen process printing”.
Serigrafia - (Ribeiro, 1998, p.491)
“Processo de reprodução de figuras e dizeres, utilizado para