trabalho de geografia
Professora: Raquel
Aluno: Paulo Ricardo Ribeiro da Silva
Série: 7º ano Turma: 702
Turno: Matutino
Disciplina: Geografia
Pedro Leopoldo 23 de Setembro de 2014
Resíduos Sólidos
Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (Exemplos: computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc.). Grande parte destes resíduos é produzida nos grandes centros urbanos. São originários principalmente, de residências, escolas, indústrias e construção civil.
Aterro Sanitário
Aterro Sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros, metais e papéis. Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes em locais distantes das cidades. Isso ocorre em função do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Porém existem, atualmente, normas rígidas que regulam a implantação de aterros sanitários. Estes devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção. Os aterros sanitários são importantes, pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo nas grandes cidades.
Compostagem
A compostagem é o processo de transformação de materiais grosseiros, como palhada e estrume, em materiais orgânicos utilizáveis na agricultura. Este processo envolve transformações extremamente complexas de natureza bioquímica, promovidas por milhões de micro-organismos do solo que têm na matéria orgânica in natura sua fonte de energia, nutrientes minerais e carbono. Por essa razão uma pilha de composto não é apenas um monte de lixo orgânico