design
2. Serigrafia
a. Contexto Histórico e Tecnológico
b. Utensílios
c. Processo de impressão
d. Efeitos
e. A Serigrafia no Design de Comunicação (importância, contribuição e influência)
3. Resumo
4. Anexos
5. Bibliografia
Para a disciplina de Tecnologias de Design de Comunicação I propusemos-nos a realizar um trabalho de pesquisa sobre o tema Serigrafia. Queremos localizar o tema num contexto histórico e tecnológico, referir quais os utensílios, explicar os processos de impressão e os efeitos que se obtêm e por fim relacionar a serigrafia com o Design de Comunicação; qual a sua importância, contribuição e de que forma influenciou esta área do design.
Primeiramente queremos explicar a palavra “serigrafia”.
A palavra serigrafia provém do latim “sericum” (seda) e do grego “graphien” (escrita), ou seja, escrever através da seda.
Para se utilizar a técnica da serigrafia precisa-se de uma tela de poliéster, estendida sobre um quadro de madeira ou metal
A serigrafia consiste num processo de stencil e, como tal, a sua história é composta por duas fases. Em algumas culturas (antigos egípcios, romanos, japoneses e chineses) há evidências da aplicação de stencil (em tecidos, paredes, tectos, cerâmica, entre outros) que remonta a mais de mil anos. Porém a serigrafia é conhecida nos dias de hoje, data apenas a partir da transiçãoo do século XIX para o século XX.
A serigrafia é muitas vezes confundida com pintura. É uma técnica de impressão que quando finalizada se pode assemelhar com a pintura. Contudo, este processo assenta num principio simples: a impressão de uma figura numa superfície através de uma tela. Trata-se de passar rapidamente uma determinada cor através de uma tela fina e plana, de modo a revestir a superfície a ser impressa. Ou seja, é a arte técnica de imprimir sobre suportes com características, dimensões e formas fora dos padrões convencionais de outros meios de impressão, possibilitando a edições de grandes e pequenas tiragens