Series numericas
CAMPUS MEDIANEIRA
Series numericas
2014
INTRODUÇÃO
Os números complexos começaram a ser estudados pelo matemático Girolamo Cardano, ele mostrou que era possível obter uma solução para um termo negativo em uma raiz quadrada para a equação do segundo grau.
O conjunto dos números complexos é o conjunto que possui maior número de elementos, pois ele contém todos os outros conjuntos.
NÚMEROS COMPLEXOS Os números naturais surgiram da necessidade do homem de relacionar objetos a quantidades, os elementos que pertencem a esse conjunto são: N = {0, 1, 2, 3, 4, 5...}. O conjunto dos números naturais surgiu com o propósito da contagem, no comércio sua utilização esbarrava nas situações em que era preciso expressar prejuízos. Os matemáticos da época criaram o conjunto dos números inteiros: Z = {... , -4,-3,-2,-1,0,1,2,3,4,..}.
Com a evolução dos cálculos, o conjunto dos números inteiros não estava satisfazendo algumas operações, assim foi estipulado um novo conjunto numérico: o conjunto dos números racionais. Esse conjunto consiste na união entre o conjunto dos números naturais com os números inteiros mais os numerais que podem ser escritos na forma de fração ou números decimais: Q = { ... , -5; ...; - 4,7; ... ; - 2; ... ; -1;...; 0; ...; 2,65;...;4;...}. Alguns números decimais não podem ser escritos na forma de fração, dessa forma não pertencem ao conjunto dos racionais, eles formam o conjunto dos números irracionais. Este conjunto possui números importantes para a Matemática, como o número pi (~3,14) e o número de ouro (~1,6). A união dos conjuntos dos números Naturais, Inteiros, Racionais e Irracionais formam o conjunto dos números Reais. A criação do conjunto dos números Reais se deu ao longo de todo o processo de evolução da Matemática, atendendo às necessidades da sociedade. Na busca por novas descobertas,