Arte Bizantina
CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA
WHERBERT VINÍCIUS VALENTIM LINHARES
ARTE BIZANTINA
WHERBERT VINÍCIUS VALENTIM LINHARES
ARTE BIZANTINA
Trabalho solicitado Pelo professor Edison Fraga, como parte integrante da avaliação da matéria Grego, do Curso de Bacharel em Teologia.
2014 ARTE BIZANTINA
Tudo teve inicio em 395, quando o Imperador Teodósio dividiu seu território em duas partes o chamado Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente.
Em 1453 o Império Romano do Oriente, foi tomado pelos turcos e sua capital passou a se chamar, Constantinopla. Fundada então pelo imperador Constantino, Constantinopla foi nomeada pelo povo e fica na antiga colônia grega Bizâncio ela foi tomada pelos turcos otomanos em 1453 e recebeu o nome de Istambul, que permanece até hoje.
Com a divisão dos impérios pode se encontrar uma diversificação da arte por causa dos povos que eram gregos, persas, amênicos e vários outros tipos de povos, e foi a partir dai que se formou então a arte bizantina, no século VI ela começou a passar por momentos complicados, por causa da Iconoclastia, mas com o decorrer do tempo a arte bizantina foi se segurando diante da crise por causa da queda da Constantinopla, em 1453 foi quando conseguiram sobreviver a crise.
A arte bizantina nada mais é do que uma arte religiosa que tem como característica educativa que usa a religião como forma de falar sobre Cristo. O grande diferencial deste movimento são os mosaicos compostos por diversas pedras preciosas diferentes em superfícies de gesso ou argamassa que retratava a figura do imperador e a de santos, seu maior foco era nas arquiteturas das igrejas.
“A arte bizantina se refere às manifestações artísticas (pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do Império Bizantino (entre os séculos V e XV). A cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, foi o mais importante