Ser ou não ser notícia?
COMUNICAÇÃO SOCIAL
A MÍDIA E A ESFERA PÚBLICA NO INÍCIO DA EUROPA MODERNA
Juazeiro
2013
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
COMUNICAÇÃO SOCIAL
A MÍDIA E A ESFERA PÚBLICA NO INÍCIO DA EUROPA MODERNA
ALUNA: MARÍLIA DURÃES DE SOUZA
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de História da Comunicação, do curso de Comunicação Social, turno vespertino, da Universidade do Estado da Bahia, ministrado pela professora Márcia Guena.
Juazeiro
2013
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. A mídia e a esfera pública no início da Europa moderna. In: Uma história social da mídia de Gutenberg à internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.p 80-110.
A mídia e a esfera pública no início da Europa moderna
Este capítulo é basicamente uma narrativa sobre as alterações na mídia com foco em acontecimentos que receberam algum rótulo, como a Reforma, as guerras religiosas, a guerra civil inglesa, a Revolução Gloriosa de 1688 e a Revolução Francesa de 1789. Foca-se no surgimento da esfera pública e da cultura política desenvolvida em determinadas sociedades europeias ou em grupos sociais específicos dentro de uma sociedade.
A Reforma
Segundo Briggs e Burke, a Reforma, foi um movimento social, ocorrido inicialmente na Alemanha com o objetivo de restaurar a velha Igreja, e não fundar outras, o que não pôde ser evitado. Martinho Lutero, um frade que se tornou herege, irritado com a dominação italiana da igreja e com a comercialização da fé, incentivou a leitura da Bíblia e a liturgia em vernáculo, com o intuito de ampliar a participação dos