Ensaio sobre notícia
*Heloisa Corrêa
Resumo
Este estudo propõe uma análise sobre a notícia, uma forma muito antiga de se comunicar. Com o passar do tempo, o jornalismo foi se adaptando para melhor informar o leitor e vender mais da sua matéria-prima, a notícia. Para que se obtenha uma notícia, é preciso que alguém relate um acontecimento. Após esse relato, é preciso pensar por que essa notícia interessaria ao público. Quando veiculada, a notícia deve saciar o leitor respondendo a, pelo menos, seis perguntas essenciais para a compreensão do texto, cumprindo assim o seu papel: informar.
Palavras-chave: Notícia; elementos da notícia; critérios de noticiabilidade; valor-notícia; lide;
Este trabalho tem como objetivo aprofundar os estudos sobre notícia, sua estrutura, seus elementos e critérios para publicação. Pretende ainda, fazer uma breve análise sobre a importância do boato para o desenvolvimento de uma notícia.
Para entrar nos estudos sobre a notícia, é importante realizar algumas definições sobre esse termo e pensar a respeito do que ele representa. Inicialmente, em um contexto histórico situado em meados do século XVII, a notícia aparece em uma sociedade mercantil, cuja função era exclusivamente informar quando seria necessário investir ou arcar com as consequências de um investimento mal sucedido. Com o avanço das tecnologias de informação e a expansão do jornal-empresa, a notícia passou a ser a matéria-prima principal das publicações.
Seguindo esse pensamento, com o advento da internet, o acesso à notícia, fofocas e comentários tem ganhado um espaço que outrora era ocupado totalmente pelos jornais. Por isso, o jornalismo impresso está adaptando-se perante o capitalismo.
Notícia é a informação transformada em mercadoria com todos os seus apelos estéticos, emocionais e sensacionais; para isso a informação sofre um tratamento que a adapta às normas mercadológicas de generalização, padronização, simplificação e negação