Fichamento A não-notícia, um produto do infoentretenimento (pp. 99-108)
1908 palavras
8 páginas
A não-notícia, um produto do infoentretenimento (pp. 99-108)DA SILVA, Fabiana Moraes
“Apesar de bastante teorizado, o conceito de notícia sempre deixou aberturas para interpretações dúbias ou mesmo mostrou-se insuficiente e contraditório ao definir esse fenômeno da cultura de massas.” (100)
A autora afirma, neste trecho, que o conceito do que é notícia torna-se ultrapassado diante dos novos fenômenos de comunicação. O que é notícia e o que não é? Essas questões não possuem, hoje, as mesmas respostas que possuíam no passado. Surge, na atualidade, o desejo por entretenimento além da notícia. E essa busca por diversão faz com que o conceito do que deve ser mantido ou excluído de um veículo de comunicação mude de forma drástica, levando em conta o interesse dos consumidores do noticiário.
“Para Patterson (2003), à medida que a competição entre organizações noticiosas se intensificou, as notícias modificaram-se, na forma e no conteúdo, no sentido do entretenimento.” (100)
A luta pela audiência das grandes empresas de comunicação teria gerado um desejo de chamar a atenção de espectador, mudando a notícia como ela é. O fato noticiado toma uma aparência quase cinematográfica, onde a mídia busca noticiar aquilo que vai ser sucesso de audiência. Assim, por volta dos anos 80 nos estados unidos, nasce o infoentretenimento: a informação unida ao espetáculo, a notícia unida à diversão. Os meios de comunicação, então, ganham o papel de divertir, de satisfazer, de trazer prazer. Isso fica evidente quando vemos matérias enormes ou grandes coberturas sobre, por exemplo, o casamento de um príncipe inglês, que pode até não ser um fato tão relevante que mereça uma cobertura completa durante horas em um veículo de comunicação, mas que entretém os telespectadores, e por isso é dado tanta atenção.
“Fontcuberta usa dois conceitos da notícia que fazem parte da ideia do infoentretenimento: as notícias de interesse humano e as notícias de criação. A primeira tem o objetivo de