Ser Mulher
Garibaldi e Manoela
Garibaldi
O valente marinheiro italiano Giuseppe Garibaldi vem ao Brasil e participa da
Guerra dos Farrapos, ao lado do general Bento Gonçalves. Aqui, conhece a jovem Manoela, sobrinha de Bento, e se apaixona por ela. Mas era um amor sem futuro.
Manoela
Manoela. Era sobrinha de Bento Gonçalves da Silva. É conhecida por alimentar uma paixão platônica pelo revolucionário italiano
Giuseppe Garibaldi, que a citou em suas memórias.Tornou-se assim uma figura de certa importância durante a Revolução Farroupilha ao ser celebrizada com certa licença poética na memória popular, na literatura e na TV como "a noiva de Garibaldi" .
Anitta Anita, que se uniu a Garibaldi quando os revoltosos tomaram Laguna, em Santa
Catarina, em busca de um porto de mar, em 1839. Junto com o italiano ela foi para
Montevidéu, e depois para a Europa, onde ambos lutaram pela unificação da Itália e onde ela morreu, em 1849, durante a fuga dos garibaldinos da Roma sitiada pelos franceses, austríacos e partidários do poder terreno do papa.
A Proibição
As proibições eram comuns antigamente,pois os familiares tinham medo de o homem abandonar a sua mulher ou até mesmo que morresse.
Por que os empregos de antigamente eram perigosos e difíceis, e também tinham aqueles que iam para as guerras como Garibaldi fez.
No Lugar de Manoela,você iria aceitar a proibição?
Muitos dizem que não iriam aceitar a proibição,pois aquele era o grande amor de sua vida.
Já outras dizem que iriam aceitar, pelo fato de que Garibaldi poderia morrer a qualquer momento, ou até mesmo que no fim da guerra ele poderia decidir voltar para sua terra no caso a Inglaterra.
E no lugar de garibaldi,você aceitaria deixar de namorar a mulher amada?
Teria de aceitar,pois Bento Gonçalves poderia deixar Garibaldi de lado e até mesmo o expulsá-lo de seu exercito.
Ou poderia fugir com Manoela para bem longe deixando a sua casa e sua familia.
Escola Municipal Dona
Maria Divina da Silva