PR PROJETO ANDREA
Este projeto aborda o conceito de letramento acadêmico e suas vertentes, envolvendo a diferenciação entre alfabetização e letramento num contexto geral, priorizando as reflexões sobre esta prática linguística nas turmas iniciais do curso de pedagogia da Faculdade dos Guararapes, inclusivamente as dificuldades envolvidas na transição entre ensino médio e graduação destes ingressos.
A licenciatura em Pedagogia, assim como outros cursos de graduação, possui uma grade curricular que exige dos estudantes que possuam leitura e escrita científicas não apenas de conteúdos de textos, mas também de linguagens ou gêneros típicos do nível acadêmico, como resumo, resenha, fichamento, artigos científicos, verbetes e outros.
Como ponto de partida, uma reflexão sobre os conceitos de alfabetização e letramento se faz necessária para que se compreenda o papel destas questões dentro da esfera acadêmica.
Posteriormente, investigar as práticas de leitura e escrita deste público possibilitará uma visão do nível linguístico em que os alunos se encontram, possibilitando um paralelo com a exigência do curso em questão.
A dificuldade de alguns alunos universitários em compreender textos e debater questões em sala de aula remonta muitas vezes ao seu percurso no ensino médio. Para combater esta realidade no meio acadêmico e travar estratégias para que os professores universitários possibilitem práticas para a evolução deste quadro, se faz necessário e urgente um estudo mais avançado e esclarecedor sobre a problemática.
HIPÓTESE
Acreditamos que com esta pesquisa, a Faculdade dos Guararapes poderá traçar o perfil do aluno leitor do curso de Pedagogia e ainda, criar estratégias que gradualmente poderão eliminar qualquer déficit linguístico que eventualmente possa existir.
Justificativa
Compreendemos que a universidade deve voltar sua atenção, de modo especial, para promoção e desenvolvimento de habilidades leitoras e escriturais desses alunos,