Estilos de Artes no Século XX
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Estética e História da Arte
Jessica Motta de Araujo
Arte no Século XX
Introdução
O objetivo do trabalho é apresentar a evolução da arte durante o Século XX. Começando com o rompimento da tradição em 1789, até a arte na década de 60, com a Pop Art e o Realismo.
1. O Rompimento com a tradição
Foi no século XX onde as artes se transformaram e modificaram com uma rapidez que nunca vista no passado. Começou a ocorrer com a Revolução Francesa, em 1789, os artistas da época, ao contrario do artista medieval, deixaram de lado os temas tão valorizados até então, como a história, religião e mitologia. A partir desse período, os temas de pintura, escultura e arquitetura refletem o que agrada ao artista, com um caráter mais individualista, dando origem ao que chamamos de arte moderna.
Elementos singulares foram descobertos e elaborados como principio fundamental de suas obras. Também era frequente que um grupo de artistas se formasse pata desenvolver um novo estilo ou movimento artístico, expondo suas obras juntos ou suas teorias. Contudo nem todos os artistas pertenciam a movimentos, mas ainda assim temos muitos tipos de arte no século XX, sendo uma parte dela inspirada no passado e outra em tendências desses movimentos.
Em parte essa mudança brusca na arte ocorre por influencia do movimento crescente da vida cotidiana que acelerou a vida europeia com o trem elétrico, o inicio do cinema e o metrô de Paris, sendo essa considerada a Belle Époque, onde o mundo estava dando um salto à frente, introduzindo um novo estilo de vida.
2. Novos Movimentos
O Cubismo
O primeiro dos movimentos artísticos do século XX, sendo a nova maneira de representar o tema de uma pintura. Iniciado pelo artista Paul Cézanne passou a identificar formas geométricas na paisagem natural, em casas, árvores e montanhas, redistribuindo essas formas numa nova composição, aquela que queria descrever como enxergava essa