Sequência (matemática)
Este artigo ou secção contém uma lista de fontes ou uma única fonte no fim do texto, mas estas não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2010)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Uma seqüência é uma lista ordenada de objetos, numeros ou eventos[carece de fontes]. Frequentemente nos deparamos com situações em que enumeramos elementos de um conjunto seguindo uma determinada ordenação):
Da sucessão dos presidentes de um país;
Da sequência dos episódios de uma minissérie de televisão;
Repare que há dois aspectos importantes na seqüência: o tipo[carece de fontes] e a ordem dos elementos. Todos os elementos de uma sucessão são do mesmo tipo[carece de fontes] (por exemplo: apenas presidentes) e obedecem uma ordenação (por exemplo: primeiramente ocorre o primeiro episódio da minissérie, depois o segundo episódio, depois o terceiro episódio...).
Em matemática, uma sequência (ou uma sucessão) é uma lista (conjunto) de números (ou variáveis que os representem). Formalmente, a seqüência é uma lista cuja ordem é definida por uma "lei", uma função bijetora específica.
Índice [esconder]
1 Definição formal
1.1 Seqüência de números reais
2 Tipos de seqüências
3 Estrutura
3.1 Exemplos
4 A sintaxe na notação matemática
5 Recursão
5.1 Sucessão recursiva
5.1.1 Progressão Aritmética
5.1.2 Progressão Geométrica
6 Ver também
7 Ligações externas
8 Referências
[editar]Definição formal
Uma sucessão (português europeu) ou sequência (português brasileiro) é definida como sendo um conjunto S, dotado das seguintes características:
Todos os seus elementos são do mesmo tipo (por exemplo: capítulos de uma telenovela);[carece de fontes]
Os elementos também são denominados termos da sucessão;
Cada termo possui uma posição definida, dentro do conjunto S;
A posição de cada termo é determinada