sequencia
TEMA: Movimento do corpo.
FAIXA ETÁRIA: A partir dos 5 anos
“Brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer” (Cunha 2001, p.14).
OBJETIVO:
Chegar a ultima casa do jogo antes dos outros jogadores, mas para isso terá que realizar todas as tarefas das cartas que sortear.
JUSTIFICATIVA:
Fazer com que as crianças tenham um conhecimento mais divertido e mais amplo das partes do corpo, desenvolvendo assim sua coordenação motora e se socializando.
A brincadeira é uma atividade espiritual mais pura do homem neste estágio e, ao mesmo tempo, típica da vida humana enquanto um todo-da vida natural interna no homem e de todas as coisas. Ela dá alegria, liberdade, contentamento, descanso externo e interno, paz com o mundo... A criança que brinca sempre, com determinação auto ativa, perseverança, esquecendo sua fadiga física, pode certamente torna-se um homem determinado, capaz de auto sacrifício para a promoção do seu bem e de outros... Como sempre indicamos o brincar em qualquer tempo não é trivial, é altamente sério e de profunda significação (Froebel, 1912c, p.55).
APLICAÇÃO:
Embaralhe as cartas e coloque-as no espaço determinado no tabuleiro;
Cada jogador deve escolher um peão e colocar na casa inicio.
CARTAS DE AÇÃO:
Cada carta tem uma ação que deve ser realizada, são acumulativas, ou seja, se um jogador retirar a carta: “coloque um dedo na orelha esquerda” ela deve cumprir a função e ficar com o dedo até o final do jogo. Na rodada seguinte ele sorteia a carta: ”coloque uma bolinha no meio do braço”, ele devera ficar com o dedo na orelha e uma bolinha no meio do braço. Caso não seja possível o jogador sofrera uma penalização, ou seja, devera voltar o numero de casas da carta sorteada. Atenção! Algumas atividades exigem que os participantes interajam, caso o participante que