0257548092
706 palavras
3 páginas
Esporte Adaptado - Muito além do bem-estar físico* Sandra NoronhaComo conseqüência de toda uma herança econômica, social, cultural e histórica, as pessoas com deficiência eram subestimadas ou super-protegidas, e em muitos casos até mesmo privadas do convívio social. Através de muita luta o movimento em prol destas pessoas foi ganhando força. Juntaram-se parentes, amigos e simpatizantes. E assim, aos poucos, as pessoas com deficiência foram conquistando o seu lugar na sociedade e na mídia.
Para contribuir com este movimento surgiu o esporte adaptado, que acabou tornando-se uma forte ferramenta para a inclusão social. A pessoa com deficiência, através do esporte adaptado, que inicialmente era utilizado como uma ferramenta de reabilitação, além do natural bem-estar físico, fortalece todas as habilidades necessárias para o desenvolvimento individual e social.
O esporte adaptado vem mostrando muita eficiência por suas características de reconhecimento da deficiência, onde ela é exposta de forma digna e realista, desenvolvimento psicomotor, melhora da auto-estima, aumento das relações inter-pessoais, independência e autonomia locomotora, de acordo com as diferentes necessidades decorrentes de cada tipo e grau de deficiência. Todos estes fatores colaboram de maneira incisiva para a valorização da pessoa com deficiência e motivação para enfrentar todas as barreiras sociais encontradas ainda hoje.
Vale ressaltar que não se pode falar em inclusão social sem que as pessoas com deficiência sejam identificadas como um grupo e a que a sociedade, por sua vez, entenda as relações deste grupo com o meio físico e cultural, além da diversidade existente em cada deficiência.
Para a prática dos desportos adaptados foi necessária a criação de um sistema de avaliação do praticante, que busca, através de um criterioso estudo das seqüelas físicas, visuais ou intelectuais do indivíduo, subdividir os praticantes e atletas em classes funcionais que possibilitam