Quetões 1 e 4 do Livro Trajetórias Geográficas
Centro de Ciências Sociais e Educação
Curso de Licenciatura Plena em Geografia
Campus XVI – Barcarena
Fabrício Gomes da Silva
Questões do Livro Trajetórias Geográficas
Roberto Lobato Corrêa
Barcarena – PA
Junho 2014
CORRÊA, R.L. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.p.183-p194.
Que Transformações regionais verificam-se e estão se verificando a partir da industrialização da agricultura que afetou a estrutura fundiária, as relações de produção, a pauta dos produtos cultivados e os sistemas agrícolas, o habitat e a paisagem rural, assim como as densidades demográficas rurais?
Resposta:
Com a industrialização da agricultura há uma mecanização do trabalho agrícola e a dependência de fatores externos para produção, como combustíveis fósseis, fertilizantes e pesticidas. E assim como outras indústrias, se pensando em maior eficiência nos processos de produção, é necessário racionalizar o uso de recursos.
A racionalização dos recursos trouxe maior modernização para o meio agrícola, impulsionou a produção agrícola, proporcionando maior produção. Porém, esses novos mecanismos utilizados deformaram a estrutura fundiária, uma vez que desencadeou a erosão da agricultura camponesa, com consequente homogeneização sociocultural, provocando degradação ambiental ao nível das explorações agrícolas.
A partir da modernização a produtividade agrícola aumentou, assim como a população, levando até há produção de excedentes. No entanto, através das máquinas modernas utilizadas houve maior uso de combustíveis fosseis e emissão de CO2, que prejudica o ambiente. Também com o objetivo de máximo aproveitamento, houve a utilização frequente e em grande escala de pesticidas e fertilizantes.
Através da utilização de pesticidas e fertilizantes há a eliminação de muitas ervas, insetos, bichos necessários para a biodiversidade natural do ambiente. Além de prejudicar o solo, uma vez que para aumentar os