sequencia didática - Substâncias e misturas
INTRODUÇÃO
Os conceitos de mistura, substância simples, substância composta e elemento químico são considerados estruturantes em química (Gagliardi, 1988). Eles impulsionaram o desenvolvimento dessa ciência e se relacionam direta ou indiretamente aos demais conceitos químicos e a diferentes questões a eles vinculados.
Uma substância é uma composição de apenas um tipo de moléculas ou átomos. A substância pode ser simples ou composta. Substância simples é aquela constituído por um único tipo de constituinte. Substância composta é aquela constituída por mais de um tipo de constituinte. Exemplo de substância composta: a água pura contendo somente H2O; o sal, contendo somente NaCl; exemplo de substância simples: o ferro, contendo somente átomo de ferro; o oxigênio, contendo só O2.
A mistura consiste em duas ou mais substâncias misturadas. Ela pode ser identificada visualmente, como por exemplo o granito onde se observa grãos de quartzo branco, mica preta e feldspato rosa e outros minérios. Outras misturas como a água salgada, requer outros métodos de verificação para sabermos se são substâncias ou misturas. Podem ser diferenciadas de acordo com a quantidade de fases: misturas homogêneas possuem apenas uma fase, já as misturas heterogêneas possuem duas ou mais fases.
O objetivo desta sequencia didática é trabalhar os conceitos relacionados com substâncias e misturas, trazendo para dentro de sala de aula suas aplicações no nosso cotidiano e a partir do laboratório virtual abordar os conceitos estudados visualmente.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Conceituar o conceito de substâncias e misturas.
Identificar a presença de substâncias e misturas no cotidiano dos alunos;
Observar o processo de dissociação e solubilidade a partir de um laboratório virtual (Crocodile).
CONTEÚDOS CURRICULARES
Conceitos de substâncias e misturas;
Fases de um material (homogêneo e heterogêneo);
Processo de dissolução e dissociação;
O uso de substâncias puras e misturas no