Química Geral Vidrarias
Unidade 3
Engenharia de Produção
Química Geral
Campinas, 05 de Setembro de 2014.
Sumário
1. Resumo:
Este relatório tem como objetivo principal estudar a separação de misturas e seus processos. A teoria básica consiste em diferenciar substâncias heterogêneas e homogêneas, a análise imediata das substâncias para a escolha do método mais eficaz e exemplificar os diferentes tipos de processos de separação de misturas utilizados no experimento em laboratório.
O experimento iniciou com 4 substâncias (Areia, Limalha de ferro, Cloreto de sódio e Água) sendo as três primeiras no estado sólido e a última no estado liquido. Realizamos o processo de separação magnética, dissolução fracionada, filtração simples e evaporação, para a separação das substancias envolvidas em suas fases distintas.
2. Objetivos:
Estudar a separação de misturas.
Utilizar quatro métodos para separar 4 substâncias (areia, limalha de ferro e cloreto de sódio e água), que formam uma mistura heterogênea polifásica.
Verificar a solubilidade das substâncias.
Identificar as fases das substâncias.
Verificar as possíveis mudanças de fase durante o processo.
Verificar as perdas dos componentes durante a separação.
3. Introdução Teórica:
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos obter uma determinada substância.
Para a separação dos componentes de uma mistura, Ou seja, para a obtenção separada de cada uma das suas substâncias puras que deram origem à mistura, utilizamos um conjunto de processos físicos denominados análise imediata. Esses processos não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura.
A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes. Assim, se tivermos uma mistura de açúcar e areia, devemos saber que o açúcar se