Separaçao de Misturas
1. OBJETIVO: Prática e aprendizados dos tipos de separação de misturas.
2. RESUMO:
No dia 31/03/2014 foi realizado no laboratório de química, três procedimentos experimentais, onde o objetivo de estudo foi à prática e aprendizado dos tipos de separação de misturas. Através destes procedimentos foi constatado que cada vez que se repete um experimento ocorrem perdas de reagentes no final.
3. INTRODUÇÃO:
A maioria das substâncias que utilizamos é encontrada na natureza misturada a outras. Uma das tarefas dos químicos é o desenvolvimento de técnicas e procedimentos que permitam isolar as substâncias da mistura encontrada na natureza.
Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Essas misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas. O aspecto de uma mistura homogênea é uniforme, ou seja, é igual em qualquer uma das partes. Ao contrario das misturas homogêneas, o aspecto de uma mistura heterogênea é variável de ponto para ponto.
Para obter substâncias puras, de uma determinada mistura, devemos separar seus componentes. O processo de separação em misturas homogêneas é mais difícil do que misturas heterogêneas; já que nessa mistura, os seus componentes podem ser identificados aa olho nu.
Em razão das propriedades características de cada substância, pode ser necessário o uso de processos diferenciados na separação das misturas. Na prática, utilizamos a separação de misturas para tratar os esgotos, a água, destilar a cachaça, separar as frutas podres das boas, fazer exame de sangue e outros. Verifica-se, portanto que o entendimento dos métodos de separação é importante, devido estes estarem contidos no nosso cotidiano.
No dia 31/03/2014 e 14/04/2014, foram realizados no laboratório de química, cinco procedimentos experimentais, três no primeiro e dois no segundo dia, onde o objetivo de estudo foi à prática e aprendizado dos tipos de separação de misturas.
4. MATERIAIS E