Sequencia Didatica
AUTOR: Jean Piaget
O próprio Piaget constatou que a atividade da criança na construção das operações destaca a importância do jogo como trabalho cooperativo, considerando seu efeito sobre a formação do pensamento e sobre o desenvolvimento intelectual. Para ele, a manipulação de objetos (brinquedos) pelo sujeito, a experiência do concreto, em qualquer nível do desenvolvimento, atuam sobre a vida intelectual, na medida em que desencadeiam um processo de pensamento operatório, ocasião em que a criança constrói os conceitos permanentes de espaço, tempo, relações, classes, combinações e outros (RICHMOND, 1981, p.72).
ESTÁGIO DO DESENVOLVIMENTO: Estágio pré-operatório.
FAIXA ETÁRIA: 3 a 4 anos.
SITUAÇÃO PROBLEMA: O professor precisa trabalhar pesos e medidas dentro do conhecimento matemático, mas percebe que as crianças não estão interagindo uma com as outras durante as atividades.
OBJETIVOS:
• Incentivar o trabalho em grupo e a cooperação;
• Ter um contato inicial com as noções de peso, quantidade e volume;
• Compreender que alimentos podem ser divididos em partes menores;
• Adquirir hábitos saudáveis de alimentação.
JUSTIFICATIVA: Incentivar as crianças na pré-escola é uma boa oportunidade para estimular a interação do grupo, já que a culinária permite às crianças colocar a mão na massa e compartilhar o que sabem. Esse momento é ideal para apresentar uma alimentação mais saudável, introduzir algumas grandezas matemáticas como volume, peso e quantidade (conceitos que serão mais bem compreendidos nos anos seguintes do Ensino Fundamental) e usar as receitas para as crianças já irem se familiarizando com os textos.
DESENVOLVIMENTO:
1ª Etapa:
Será preparado o espaço para a realização da atividade, como separação de utensílios e ingredientes. Em seguida será levantada questões instigadoras para as crianças, perguntaremos o que vamos fazer, como e o que utilizaremos. O professor/educador irá contar a eles que vamos fazer a