SEPARAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DOS CATÍONS DO GRUPO I, II, III E IV
Ana Carolina Roveda
separação e identificação dos catíons do grupo i, ii, iii e iv
Relatorio desenvolvido como requisito de avaliação da disciplina de Química Analítica Experimental do curso de Química Industrial.
Dourados/MS
2011
Objetivo
Identificação e separação dos cátions do grupo I, II, III e IV de uma amostra desconhecida.
Procedimento, resultado e discussão
Após receber a amostra com os cátions desconhecidos e saber que não continha ácido nítrico na amostra, separou-se a amostra em três alíquotas, a alíquota 1 para teste da presença de íons amônio, alíquota 2 para realizar a separação e identificação dos cátions e a alíquota 3 é reserva.
Identificação do íon amônio
Adicionou-se 8 gotas de hidróxido de sódio 4 mol/L na alíquota 1, depois aqueceu-se cuidadosamente o tubo e com um papel tornassol vermelho testou-se o desprendimento de amônia, no qual o papel tornassol apresentou coloração azul, assim, indicando a presença de íons amônio.
A adição de excesso de base forte converte o íon NH4+ à amônia, e o aquecimento expeliu o gás NH3, onde foi detectada pelo odor característico e pela mudança da coloração do papel de tornassol vermelho para azul.
NH4+ + OH- → NH3↑ + H2O
Identificação dos íons Ag+ e Pb2+
Adicionou-se gotas de ácido clorídrico 6 mol/L na alíquota 2 até a solução apresentar pH igual a 0,5, no qual foi testado com papel indicador, após a solução ter atingindo o pH desejado esperou-se 10 minutos e depois centrifugou-se a solução. Após a centrifugação não houve a formação de precipitado, logo não há a presença de íons Ag+, já o chumbo em presença de HCl ele não precipita completamente, assim, o chumbo pode estar presente na amostra.
Ag+ + Cl- → AgCl↓
Pb2+ + 2Cl- → PbCl2↓
Separação e identificação dos cátions do grupo IV
Ao sobrenadante foi adicionado na capela 1 mL de tioacetamida 1