Relatorio Grupo 2 De Cations
A importância da análise de cátions é a identificação ou pesquisa dos elementos ou íons que constituem uma substância. Quando dispomos de uma amostra desconhecida, a primeira exigência é, geralmente, determinar quais as substâncias que nela estão presentes. Este problema pode ser encontrado, em alguns casos, na forma modificada de identificarem-se as impurezas presentes numa amostra ou, talvez, de confirmar-se a ausência de algumas impurezas especificadas. A resolução destes problemas está no domínio da Análise Química Qualitativa (TEIXEIRA,.et.al.2010).
Para fins de análise qualitativa sistemática, os cátions são classificados em cinco grupos, tomando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes, ou seja, os íons de comportamentos análogos são reunidos dentro de um grupo. Os reagentes usados para a classificação dos cátions mais comuns são: ácido clorídrico, ácido sulfídrico (sulfeto de hidrogênio), sulfeto de amônio e o carbonato de amônio. A classificação baseia-se no modo como os cátions reagem a tais reagentes pela formação ou não de precipitados. (VOGGEL,.et.al.1981) O grupo IV de cátions são divididos em dois subgrupos, grupo IV A ou subgrupo do cobre que é constituído por Hg2+, Pb2+, Bi3+, Cu2+ e Cd2+, e grupo IV B ou subgrupo do arsênio As3+, As5+, Sb3+, Sb5+ Sn2+ e Sn4+. Neste grupo encontramos elementos predominantes metálicos e também elementos ametálicos, têm como principal característica a formação de sulfetos, alguns encontrado na natureza na forma de minérios. Por ser um grupo formado por muitos elementos uma subdivisão é feita baseada na solubilidade dos sulfetos de arsênio, antimônio e estanho em uma base forte KOH. Os sulfetos que permanecem insolúveis formam o subgrupo IVA ou subgrupo do cobre, enquanto os que são solúveis em base forte formam o subgrupo IVB, ou subgrupo do arsênio.
Os cátions de metais do grupo IV apresentam como característica importante, o fato de seus sulfetos serem insolúveis em HCL diluído, ao