Separação e identificação de cátions
INSTITUTO DE CIÊCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
2ª PROVA PRATICA
Separação e Identificação de Cátions dos Grupos I, IIA, III e IV e Ânions
Relatório de Química Qualitativa
Aluna: Daiana Flavia da Silva Turma: F1
Professor: Guilherme Dias Rodrigues
21 de Dezembro de 2012
Introdução
A importância da análise de cátions e ânions é a identificação ou pesquisa dos elementos ou íons que constituem uma substância. Quando dispomos de uma amostra desconhecida, a primeira exigência é, geralmente, determinar quais as substâncias que nela estão presentes. Este problema pode ser encontrado, em alguns casos, na forma modificada de identificarem-se as impurezas presentes numa presentes numa amostra ou, talvez, de confirmar-se a ausência de algumas impurezas especificadas. A resolução destes problemas esta no domínio da Analise Química Qualitativa.
Os métodos descritos para análise de cátions são sistemáticos, os cátions são classificados em cinco grupos, tomando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes. Pelo empregos sistemático desses, assim chamados, reagentes de grupo (que são específicos para cada grupo), podemos tirar conclusões sobre presença os ausência de grupos de cátions e também separar tais conjuntos para uma análise posterior.
Os reagentes usados para a classificação de cátions mais conhecidos são o ácido clorídrico, o ácido sulfúrico, o sulfeto de amônio e o carbonato de amônio. A classificação baseia-se no modo como os cátions reagem a tais reagentes pela formação ou não de precipitado, por isso, pode-se dizer que a classificação dos cátions mais comuns é baseada nas diferenças de solubilidade de seus cloretos, sulfetos e carbonatos.
Os métodos utilizados para a detecção de anions não são sistemáticos como os descritos para os cátions. Não existe uma marcha sistemática que permita a separação dos anions em grupos e a subsequente separação de seus componentes para as