Separaçao e identificaçao de cations do grupo 1
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE DOURADOS
QUÍMICA LICENCIATURA
RELATÓRIO DE QUÍMICA ANALITICA EXPERIMENTAL – PRÁTICA 1
GRUPO DE CATIONS 1
Equipe: Cristian Di Carlo
Jéssica Caetano
Dourados - MS
Agosto/2014
INTRODUÇAO
A química analítica é a ciência que estuda a teoria e os princípios dos métodos de análises químicas que nos permitem determinar a composição da substancia ou da mistura. Pode ser dividida em química Quantitativa, a que estabelece a proporção entre os elementos e os íons, usando para isso a massa e o volume exato das substancias através das técnicas de gravimétrica e volumetria. E a química qualitativa que identifica os elemento ou íons de uma substancia. (Alexeev, Vladimir, 1982)
A análise qualitativa pode ser feita de duas maneiras. A primeira maneira é por via seca, onde o material no estado sólido, a ser analisado, em sua maioria um cristal, é aquecido através de uma fonte de calor e seus elétrons são excitados liberando assim luz, a coloração de cada luz é única de cada cátion segundo o Postulado de Bohr. Outra maneira é a por via úmida onde as reações químicas ocorrem entre íons em solução, ou seja, em solução aquosa.
A identificação e a confirmação de íons (cátions e aníons) são melhores quando realizados em via úmida. Na análise de substâncias inorgânicas quase sempre se utiliza soluções aquosas de sais, ácidos ou bases. Esses eletrólitos, que são soluções que permitem a passagem da corrente elétrica devido à presença de íons livres na mesma, ao se ionizarem deixando íons livres na solução permitem a identificação dos mesmos. (Alexeev, Vladimir, 1982).
Para fins de análise qualitativa sistemática, os cátions são classificados em cinco grupos, tomando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes. Pelo emprego sistemático desses assim chamados reagentes de grupo (que são específicos de cada