Resistencia dos Materiais
Profa. Daniela Minchillo
1
Resistência dos Materiais II
Introdução
2
Objetivos
• O principal objetivo do estudo da Mecânica dos Materiais é prover o futuro engenheiro de meios que o possibilitem empreender dois importantes estudos: a Análise e o Projetos de máquinas e estruturas.
• Estes estudos envolvem a determinação das tensões e das deformações.
Em sua maioria, as construções e as máquinas são muito complicadas quanto às características dos materiais, a forma e geometria dos elementos estruturais, tipos de carregamento, vinculações etc. e, a menos que sejam estabelecidas hipóteses e esquemas de cálculo simplificadores, a análise dos problemas seria impraticável. A validade de tais hipóteses é constatada experimentalmente.
3
Materiais
Os materiais serão supostos:
• Contínuos (ausência de imperfeições, bolhas etc);
• Homogêneos (iguais propriedades em todos os seus pontos);
• Isotrópicos (iguais propriedades em todas as direções);
• Perfeitamente elásticos (sofrendo deformações cuja extensão é proporcional aos esforços a que estão submetidos, retornando às dimensões originais quando cessam esses esforços.
Deve-se ter cautela, entretanto, quanto à sua aplicação para certos materiais de construção (como o concreto ou a madeira), ou materiais de estrutura cristalina (como o granito) cujas características heterogêneas e anisotrópicas nos levariam a resultados apenas aproximados.
4
Geometria dos Elementos
Estruturais
Blocos – corpos cujas três dimensões principais são da mesma ordem de grandeza; Placas e cascas – corpos que têm uma das dimensões (denominada espessura) muito menor (*) que as outras duas;
Barras – corpos que têm uma das dimensões (denominada comprimento) muito maior (*) que as outras duas.
(*) da ordem de 10 vezes ou mais.
5
Carregamento
• Forças distribuídas – em volumes (como a ação gravitacional, as forças de inércia nos corpos acelerados), em