ATIVIDADE 02 – PRINCÍPIOS BÁSICOS DE PROTEÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
TUTOR(A) LUIS AUGUSTO PEDROSA FILHO
DISCIPLINA: Segurança na Indústria
ATIVIDADE 02 – PRINCÍPIOS BÁSICOS DE PROTEÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
1. Comente a seguinte definição:
“Conjunto de peças ou de órgãos ligados entre eles, em que pelo menos um é móvel, e se for o caso, acionadores, circuitos de comando e de potência, etc., reunidos de maneira solidária em vista de uma aplicação definida, notadamente para a transformação, o tratamento, o deslocamento e o acondicionamento de um material.”
É maquina que por de instrumento próprio para comunicar movimento ou para aproveitar e pôr em ação um agente natural transformando através de aplicações definidas anteriormente para resultar em um produto final
2. O que você entende por dispositivo de travamento? Dê exemplos.
São bastante utilizadas para neutralizar os riscos. É parte da máquina especificamente utilizada para prover proteção por meio de uma barreira física. Dependendo da sua construção, uma proteção pode ser chamada de carenagem, cobertura, tela, porta, enclausuramento, ou seja, Quando a avaliação dos riscos mostra que uma máquina ou processo acarreta um risco de lesão, o risco deve ser eliminado ou contido. A maneira pela qual isso é alcançado dependerá da natureza da máquina e do perigo. Medidas de proteção em conjunto com guarda ou impedir o acesso de um perigo ou impedir o movimento perigoso em um perigo quando o acesso está disponível. Exemplos típicos de medidas de proteção são proteções intertravadas, cortinas de luz, tapetes de segurança, controles bimanuais e chaves de habilitação.
Ex: Cortina de Luz, para o operário treinado, entende que é proibida a aproximação ao equipamento como na figura abaixo.
3. Como você definiria risco mecânico?
Riscos mecânicos são aqueles que podem comprometer a segurança dos trabalhadores no seu ambiente de trabalho. Má organização de máquinas, equipamentos e ferramentas mal conservadas e sem