Case Roger Agnelli
Tatiana Ribeiro, Luciana Vasconcelos, Gabriel e Felipe Pavani.
ESTUDO DE CASO- ROGER AGNELLI
1- A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização? Pesquise informações complementares.
R: Os argumentos principais a favor da privatização da vale .Em primeiro lugar como toda empresa estatal a Vale se tornava uma empresa extremamente burocrática e por conta disso perdia mercado para a concorrência pois decisões que necessitariam ser resolvidas a curto prazo não eram resolvidas a tempo dificultando assim a capitalização da empresa sob administração do estado, com a privatização os lucros da empresa aumentariam consideravelmente. A questão politica também tinha grande influencia negativa para o crescimento da vale, pois tudo dependia das influencias politicas de seus diretores e afins. Os argumentos principais contra a privatização da vale: O primeiro deles foi o preço de venda de uma companhia tão grande por um preço muito baixo, e em seguida o medo de que com a venda da CVRD o País deixaria de ter poder sobre seus recursos minerais, submetendo-se aos interesses privados.
2 - Dê exemplo de cada uma das habilidades gerencias que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD.
R:Katz relata como habilidade humana de Roger a fluência em inglês oque proporcionou a internacionalização do mercado de capitais, pode se perceber também a ótima comunicação interpessoal. Trata-se também da habilidade conceitual em ter olhos amplos sobre os outros campos da economia, criando estratégias rápidas e corretas promovendo um rumo lucrativo para a empresa. É claro que não podemos deixar de lado a habilidade técnica de negociação e empreendedorismo expandindo a produção do setor de mineração.
3- De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao