identificação dos cátions do grupo 3
Prática 4 - Identificação e Separação dos cátions Hg, Pb, Br, Cu, Cd
Mogi das Cruzes
2013
UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES
Relatório referente ao experimento de Identificação e Separação dos Cátions Hg, Pb, Ba, Cu, Cd. Realizado pelos alunos Ana Caroline Santana, Pátricia dos Santos , com respectivos RGM 190, 207 e 106. Sob orientação da Professora Caroline Araki da disciplina Química Analítica Qualitativa.
Mogi das Cruzes
2013
Sumário
Sumário 3
7. Referências Bibliográficas 11
1. Introdução Teórica
Os cátions do grupo, no qual vamos trabalhar é o Bário, Estrôncio e Cálcio, o reagente desse grupo é o carbonato de amônio, o tal reagente é incolor e apresenta uma reação alcalina devido à hidrólise. O reagente é decomposto por ácidos (mesmo por ácido acético) formando dióxido de carbono. O reagente deve ser usado em meio neutro ou ligeiramente alcalino.
Os cátions esse grupo não reagem nem com ácido clorídrico, sulfeto de hidrogênio nem com sulfeto de amônio, mas o carbonato de amônio (na presença de quantidades moderadas de amônia ou íons amônio) forma precipitados brancos. O ensaio deve ser efetuado em soluções neutras ou alcalinas. Na ausência de amônia ou íons amônio, o magnésio também será precipitado. Os precipitados brancos formados com o reagente do grupo são: carbonato de bário, carbonato de estrôncio e carbonato de cálcio.
Os três metais alcalino-terrosos decompõe a água em proporções diferentes, formando hidróxidos e hidrogênio. Seus hidróxidos são bases fortes, embora com diferentes solubilidades: o hidróxido de bário é o mais solúvel, enquanto o hidróxido de cálcio é o menos solúvel dentre eles. Os cloretos e nitratos alcalino-terrosos são muito mais solúveis; os carbonatos, sulfatos, fosfatos e oxalatos são insolúveis. Os sulfetos podem ser preparados somente a seco; todos eles se hidrolisam em água, formando hidrogenossulfetos e