Separação de cátions
A importância da análise de cátions é a identificação ou pesquisa dos elementos ou íons que constituem uma substância. A resolução destes problemas está no domínio da Análise Química Qualitativa. Os métodos descritos para análise de cátions são sistemáticos, os cátions são classificados em grupos, tomando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes. Pelo emprego sistemático desses assim chamados reagentes de grupo (que são específicos de cada grupo), podemos tirar conclusões sobre a presença ou ausência de grupos de cátions e também separar tais conjuntos para uma análise posterior.
OBJETIVOS
Separação e Identificação de Cátions das soluções.
MATERIAIS E REAGENTES * * Nitrato de Prata * Nitrato de Chumbo * Sulfato de Cobre * Cloreto de Cálcio * HCl (0,05mol/L) * NaOH (0,05mol/L) * (NH4)2CO3 (0,05mol/L * 4 béqueres * 4 tubos de ensaio * 3 balões volumétricos de 250ml (cada um contendo um dos reagentes) * 1 bureta * 1 funil * 3 filtros de papel * Fogão
PROCEDIMENTOS E DESENVOLVIMENTO
A identificação de cada cátion ocorre da seguinte maneira:
Primeiramente testar cada cátion separado (Ag+, Pb+2, Cu+2, Ca+2).
Em um tubo de ensaio contendo Nitrato de Prata, adicionar algumas gotas do reagente HCl (Ácido Clorídrico) e observar a formação de um precipitado branco.
Ag+ + Cl- AgCl
Ao expor o precipitado sob a ação da luz, este apresenta uma coloração lilás.
Em um segundo tubo de ensaio contendo Nitrato de Chumbo, adicionar também o reagente de grupo I (HCl). Observar a formação de um precipitado branco.
Pb2++ Cl- PbCl2
O PbCl2 é bastante solúvel e não é completamente precipitado pelo HCl.
No terceiro tubo de ensaio contendo Sulfato de Cobre adicionar NaOH. Observar a formação de um precipitado azul claro.
Cu2+ + 2OH- Cu(OH)2
No quarto tubo de ensaio contendo Cloreto de Cálcio adicionar o reagente de grupo IV, o (NH4)2CO3 e