Separação de uma mistura.
¹ Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Por este motivo, necessitamos utilizar de métodos que nos ajudem a contribuir na obtenção de uma determinada substancia. Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, numa sequência que se baseia nas propriedades das substâncias presentes na mistura. Em alguns casos os métodos de separação são tão comuns que nem pensamos neles como processos de separação, por exemplo, a "escolha" dos grãos de feijão (catação) e a separação de amendoim torrado das suas cascas (ventilação) dentre outros processos .
Contudo, é através da combinação de varias técnicas de separação que buscamos separar a mistura de areia , acido benzoico, óleo mineral e acetato de etila. Sendo que, primeiramente separaremos o componente sólido, que no nosso caso será a areia, através da filtração. Em seguida , iremos derivatizar e extrair o acido benzoico onde, sequencialmente faremos a separação do óleo mineral e do acetato de etila obtendo assim dos quatros componentes existentes na mistura inicial, três isolados nas suas formas originais e puras.
O processo utilizado para separar o acido benzoico será através de um derivado em solução aquosa que deverá ser levado a sua forma original através de uma reação de neutralização, sendo separado por precipitação, e em seguida purificado por uma recristalização.
No entanto notaremos nessa atividade a necessidade de separação de componentes de uma mistura que surgirá frequentemente no trabalho do químico. Seja na preparação de amostras para analise , no isolamento de um produto natural , ou no isolamento de uma substancia obtida sinteticamente para a fabricação de alguns matérias ou coisas para seu dia-a-dia.
Procedimento Experimental Nossa atividade foi realizada em três etapas que serão detalhadas sequencialmente. Onde, minha equipe teve o código de identificação da amostra o béquer nº 6.
1º Etapa . Separação do