separação de substancia
Março, 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ORGÂNICA E INORGÂNICA QUÍMICA FUNDAMENTAL I
SEPARAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS
FORTALEZA, MARÇO DE 2014.
Fundamentação teórica. Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos obter uma determinada substância.
Para a separação dos componentes de uma mistura,. Ou seja, para a obtenção separada de cada uma das suas substâncias puras que deram origem à mistura, utilizamos um conjunto de processos físicos denominados análise imediata. Esses processos não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura.
A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes. Assim, se tivermos uma mistura de açúcar e areia, devemos saber que o açúcar se dissolve na água, enquanto a areia não se dissolve.
Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, numa seqüência que se baseia nas propriedades das substâncias presentes na mistura.
A seguir veremos alguns métodos bastante utilizado em laboratório de Química.
- DECANTAÇÃO – Processo de separação de dois ou mais materiais imicíveis. Utiliza-se um funil de separação para remover um dos componentes da mistura, isso se dá pela diferença de densidade.
Exemplo: água + óleo; água + areia
- FILTRAÇÃO – processo