Identificação e separação de substâncias
Universidade Federal do Ceará
Química geral I (prática)
Marcelo Rodrigues Mota Borges
Turma A
03 de abril de 2001
Objetivos: Obter e caracterizar densidades de componentes sólidos relacionando a mesma com a concentração de solução;
Identificar elementos através do teste de chama;
Extrair componentes de uma substância utilizando a técnica de cromatografia em camada simples, decantação, e cristalização fracionada;
Acompanhar uma destilação simples;
Usar a técnica de extração por solventes para determinar o teor de álcool na gasolina.
Introdução: Prática nº 02: Este trabalho trata-se da identificação e preparação de substâncias puras através de suas respectivas densidades. É de suma importância conhecer os materiais que são trabalhados em um laboratório e por isso sua identificação através das propriedades físicas se torna tão preciosa. Para determinar um dado elemento utilizaram-se duas técnicas de identificação: a densidade que é resultada da razão entre massa por unidade de volume, e o teste de chamas na qual uma amostra da substância é submetida a labaredas de fogo onde cada elemento libera um tipo específico de cor característico do excitamento dos elétrons através do aumento da temperatura. O volume de um sólido pode ser facilmente identificado através de um simples procedimento que consiste em medir o deslocamento de um liquido que não reaja e não dissolva o material a ser analisado quando este é posto dentro do recipiente com o fluido (água).
Prática nº 03: A separação de misturas consiste em um método frequentemente utilizado pela necessidade de efetuar certas separações entre substancias sem alterar suas propriedades que estão unidas por um solvente em comum. Existem varias formas de realizar tais procedimentos que vão depender das propriedades das substâncias presentes na mistura. São estes:
Filtração: A fase sólida é separada com o auxílio de papéis de filtro ou outros materiais porosos. Pode ser