separação de misturas
O entendimento dos conceitos químicos na interpretação do mundo é muito importante para que possamos entender as relações que ocorrem entre todos os fenômenos químicos e físicos que ocorrem no universo. Podemos utilizar muitas ferramentas, mas estas devem ser apresentadas e explicadas com dinamismo e coerência com os fatos observados experimentalmente. Esta atividade abordará os conceitos de método de separação de mistura. Entre componentes encontrados no dia a dia dos estudantes.
Somente citando, podemos dizer que a maioria dos materiais encontrados na natureza, não são substâncias puras, mas sim misturas de varias substâncias.
As misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas em função do número de fases que apresentam, onde a partir dessa será escolhido o melhor método de separação. As aplicações são diretas com o mundo real, assim sendo, no presente trabalho é feita a proposta de investigação do método de separação de mistura de substâncias comuns ao cotidiano de todos nós, assim o aluno será levado ao questionamento da natureza química de outras substâncias pertencentes ao meio que o rodeia e de uma forma mais abragente ao universo.
Objetivos
1 – Identificação da mistura homôgenea e heterogênea.
2 – Identificação e aplicação do método mais adequado para a separação da mistura.
Pré-Requisitos
1. Conhecer o conceito de mistura, a sua identificação em função em função do número de fases.
2. Conhecer o métodos, de separação dos componentes das misturas, envolvendo operações mecânicas. Tempo previsto para a atividade
50 minutos na sala de aula e 50 minutos na sala de informática.
Na sala de aula
Na sala de aula sugere-se falar sobre as propriedades das substâncias, sendo esta uma atividade inicial desse estudo. Desta forma os alunos vão saber que as substâncias apresentam características químicas e físicas próprias. Posteriormente ao comentário seria interessante fazer uma explanação introdutória sobre