relatorio separaçao de substancias
A identificação de substâncias é uma das atividades mais peculiares para um químico, por diversas vezes substâncias desconhecidas são lhe entregues para tal verificação.
Para tal trabalho por muitas vezes utiliza-se de propriedades intensivas da matéria, que são aquelas onde não se depende da quantidade de matéria, propriedades como densidade e solubilidade são utilizadas para identificação dessa substância.
A densidade é a relação entre quantidade de matéria, massa, e o volume que essa matéria ocupa em uma determinada temperatura sob uma certa pressão. Cada material possui sua densidade própria em uma determinada temperatura, por isso se for possível calcular a densidade do material em estudo podemos saber de qual material se trata.
Para se separar líquidos imiscíveis, em geral, utiliza-se a decantação, onde se espera que a diferença de densidade faça com que se forme duas fases ou mais e com o balão de decantação seja possível separar um do outro. Usando a diferença de solubilidade, é possível realizar a separação de extração por solvente, que consiste em usar essa diferença de solubilidade para que a substância