Relatório de procedimento de separação de substâncias
TECPUC – PR
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
SEPARAR SUBSTÂNCIAS
DALIANE CRISTINA PACHECO
PAMELA HENENGE CZARNESKI
THAYS MAYRA TELLES
EXPERIÊNCIA REALIZADA NO DIA 09 DE AGOSTO DE 2013
PROFESSORA ALINE CALDONAZO SANLORENZI
OBJETIVO
Este trabalho teve como objetivo descobrir quais os procedimentos e a ordem dos mesmos para separar diferentes substâncias (areia, sal e parafusos), misturadas usando conhecimentos básicos.
INTRODUÇÃO
Na área da química é muito comum a prática da separação de misturas, para isolar as diferentes substâncias contidas na mistura inicial. Existem muitos métodos de separação, no entanto, para esta aula prática, os alunos tiveram de debater e decidir os procedimentos e ordem certa para que se realizasse a separação, para que a chance de perda das substâncias fosse pouca ou nenhuma.
MATERIAIS UTILIZADOS
2 Beckers
Erlenmeyer
Suporte universal com argola para funil
Funil
Tripé de ferro
Tela de amianto
Vidro de relógio
Papel-filtro
Álcool
Água deionizada
2 Lamparinas
Imã
Fósforo
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
No Becker que continha a mistura de areia, sal e três parafusos, foi adicionado água deionizada para solubilizar o sal e facilitar a retirada dos parafusos com o auxílio do imã. Na sequencia, montou-se o suporte universal com a argola, o funil, o papel-filtro e o Erlenmeyer para então iniciar o processo de filtração da mistura entre areia e sal, ficando apenas a areia no papel-filtro e o mesmo foi transferido para um vidro de relógio. Para a separação do sal da água, a solução foi transferida para um Becker e sofreu um processo de ebulição