briefing
SÃO PAULO – 2014
SUMÁRIO
1 NATUREZA DO PROJETO E CONTEXTO
Todos os dias, grande parte da população de São Paulo utiliza o transporte ferroviário e metroviário para se locomover para as mais diversas áreas. O Metrô atualmente possui quatro linhas em operação, 65,3 quilômetros de rede, 58 estações e 150 trens. Diariamente, a malha metroviária transporta cerca de 4,5 milhões de passageiros. Também, no ano de 2013, a CPTM registrou o transporte de 795.378.870 milhões de pessoas, já o Metrô, um transporte maior de 1.297 bilhão.
O alto número de passageiros diariamente, influencia em grande escala a mídia anunciada. Segundo o site da companhia do metropolitano de São Paulo, são mais de 4 milhões de pessoas utilizando esse meio de transporte todos os dias, e tendem a permanecer no sistema metroviário por cerca de 30 minutos cada vez que o utilizam, o que favorece campanhas e publicidades.
A proposta do projeto pretende diminuir a apropriação de espaço público nos trens e metrôs da cidade de São Paulo, diminuindo assim a irritação que pode ser causada devido aos ruídos provocados pela falta de fones de ouvido, e influenciar a população que pratica a má utilização desses aparelhos a mudar de atitude, percebendo que um dia tranquilo será mais provável de ocorrer quando não houver presença de incômodos auditivos.
2 PÚBLICO – ALVO
O público a ser atingido é a parte da população usuária do transporte ferroviário que utiliza aparelhos eletrônicos sem fones de ouvido fazendo com que todos ao seu redor escutem o que o indivíduo está ouvindo.
Esse hábito acarreta no incomodo dos outros usuários, ou seja, na má utilização do domínio público. O indivíduo que pratica a ação e preza por utilizar os espaços públicos de uma forma não individualista é um dos principais elementos para a construção do respeito mútuo entre os membros de uma sociedade.
Os horários de mais ocorrências são durante o início do dia e ao final da tarde, que também