Fichamento SINGER, Peter. Sobre a ética
Graduação de Arquitetura e Urbanismo
Disciplina de Dilemas Éticos e Cidadania
Prof.ª Monique Carina Caliri Schmidt
Acadêmica: Lygia Harumy Inafuko
Fichamento:
SINGER, Peter. Sobre a ética. In: Ética Prática. 1ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
p.1-23.
O livro trata de temas polêmicos abordando os prós e contras para uma maior reflexão, e começa expondo alguns princípios básicos."Ética Prática" aborda no primeiro capítulo a diferença entre ética e moral. Trata de questões básicas dos juízos éticos. Há muitas maneiras de analisar a ética. A cultura pode mudar a visão do que é ética, pois o que é certo para uns, pode não ser para outros. O que pode levar uma pessoa a ter juízo ético e viver de acordo com padrões éticos? Será que é por acreditar que seu modo de agir é correto? Padrões éticos estão entrelaçados ao modo que se vive desde que tenhamos como defender e justificar.
Nosso século tem testemunhado mudanças profundas nas atitudes morais. O aborto é proibido em quase toda parte a mais de 30 anos, porém em alguns lugares já é legalizado.
Houve mudanças na forma de ver o homossexualismo, a eutanásia, mesmo sendo temas polêmicos, mas ainda não chegou-se a um consenso de opiniões. Os humanos diferem-se uns dos outros. Portanto, todos devem ter igualdade de oportunidades, não podendo levar em conta apenas os interesses pessoais, e sim contextos sociais.
Conforme o livro, o termo "especismo" considera os animais inferiores. Então há que se analisar os aspectos relacionados aos animais. Pois, seria correto continuar a usá-los em experiências? Será que não são dotados de sentimentos? Não possuem consciência? E dor, até que ponto eles sentem? Há a comparação dos animais com os bebês, pois percebe-se que até uma certa idade não possuem condições de expressar o que sentem, mas nem por isso deixam de ser humanos.O que justifica a diferença entre ser humano e animal? E a diferença entre humano e