Separação de Substâncias
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
JOSÉ FRANCISCO HERCULANO OLIVEIRA
MATRÍCULA: 369533
RELATÓRIO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS: SEPARAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS. PRÁTICA REALIZADA NO DIA 17/03/2014
PROFESSOR DR. ADONAY RODRIGUES LOYOLA
FORTALEZA
2014
Sumário
Índice de figuras
Índice de Quadros
1. Introdução
Na química se faz necessário a separação de substâncias presentes em misturas, com o objetivo de isolar as substâncias puras umas das outras essas misturas podem ser heterogêneas ou homogêneas. Este processo de separação dá-se o nome de desdobramento ou fracionamento. Pode-se citar dentre alguns processos de desdobramento:
A filtração consiste num processo mecânico que serve para fracionar misturas, entre sólido e líquido ou sólido e gás, através de materiais capazes de reter partículas de sólidos (filtros).
A decantação é utilizada quando se quer desdobrar misturas de um sólido num líquido ou ainda de dois líquidos imiscíveis entre si.
A extração por solvente consiste no desdobramento de uma substância pela adição de solvente imiscível a outro anteriormente adicionado.
A cristalização serve par separar e purificar sólidos distintos submetidos a um mesmo solvente.
A destilação consiste num processo de separação de dois líquidos miscíveis entre si onde apenas um é volátil ou quando há um mais volátil que o outro.
Cromatografia é um método físico-químico de separação. Ela está fundamentada na migração diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorre devido a diferentes interações, entre duas fases imiscíveis, a fase móvel e a fase estacionária.
2. Objetivo
Diante da importância do conhecimento de separação corretamente aplicado de substâncias e misturas, este