separação de misturas
Os processos de Análise Imediata podem ser divididos em dois tipos: os que envolvem separação mecânica, como catação e peneiração, e os que envolvem mudanças físicas, como destilação e fusão.
Peneiração
A peneiração é um método utilizado para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-sólido, onde o tamanho da partícula é o responsável pela separação, ou seja, utiliza-se uma peneira.
Que permite que alguns sólidos pequenos passem mais outros maiores já não.
Quando utilizamos uma mistura de sólidos granulado, cujo tamanho das partículas é sensivelmente diferente é colocada sobre uma peneira e submetida à agitação. EX: Mistura areia fina e pedregulhos.
Catação
Processo usado em misturas sólido-sólido quando um dos componentes apresenta aspecto ou tamanho diferente. Exemplo: na escolha do feijão, a dona de casa separa os grãos das impurezas.
Levigação
È o processo usado em misturas sólido-sólido quando é possível arrastar, com o auxilio de um líquido, as partículas de um dos constituintes. Exemplo: o garimpeiro usa a bateia, a qual deixa passar a areia, que é menos densa, e retém as partículas mais densas, que podem conter ouro.
Ventilação
Processo usado em misturas sólido-sólido quando a diferença de densidade dos constituintes é muito grande. Nesse caso, utiliza-se o vento para arrastar o componente de menor densidade. Exemplo: no beneficiamento do café, ao jogá-lo para o alto, as folhas, que são menos densas que os grãos de café são levadas pelo vento.
Sedimentação Fracionada
Processo usado em misturas sólido-sólido quando a diferença de densidade dos constituintes é muito grande. Primeiro, adiciona-se um líquido de densidade intermediária para que o sólido de menor densidade flutue e o de maior densidade se deposite no fundo. Depois se transfere o líquido com o sólido menos denso para o outro recipiente, vaporizando o líquido ou filtrando o conjunto. Exemplo: na mistura serragem e areia, a serragem flutua na água e a areia