Separação de misturas
Como os materiais encontrados nanatureza, em sua maioria, são constituídos de misturas de substâncias puras, para obtê-las, será necessário separá-las. Podemosmisturar sólidos diferentes (pedra + feijão), sólidos com líquidos (sal + água), líquidos diferentes (óleo + água), líquidos com gás (refrigerantes), gases diferentes (ar), etc. |
Podemos também separar as misturas para obter as substâncias no seu estado original. Para isso, existem diversos métodos diferentes. Neste tópico iremos conhecer os principais. Existem muitos processos para separação de misturas, mas o método a ser empregado depende das condições materiais para utilizá-lo e do tipo de mistura a ser separado. Você já pensou em como separar algumas misturas que são encontradas ao seu redor? |
Para isso, é necessário, em primeiro lugar, observar se a mistura em questão é homogênea ou heterogênea, para em seguida escolher o processo mais adequado para separá-la. Os processos mais utilizados para separação de misturas são: Catação, Ventilação, Levigação, Peneiração, Separação Magnética e Flotação, usados na separação de misturas heterogêneas constituídas de dois componentes sólidos.
Catação: os grãos ou fragmentos de um dos componentes são catados com as mãos ou com uma pinça. Por exemplo, quando escolhemos feijão e separamos as impurezas.
Ventilação: passa-se pela mistura uma corrente de ar e este arrasta o mais leve. A casca do amendoim é separada soprando-se os grãos.
Levigação: passa-se pela mistura uma corrente de água e esta arrasta o mais leve. É o processo usado pelos garimpeiros para separar o ouro (mais denso) da areia (menos densa).
Separação magnética: passa-se pela mistura um imã: se um dos componentes possuir propriedades magnéticas, será atraído pelo imã.
Peneiração: usada quando os grãos que formam os componentes têm tamanhos diferentes.
Flotação: empregamos um líquido de densidade intermediária. O menos denso flutua. Exemplo: