Separação de misturas
Usada em misturas sólido-líquido. O líquido evapora, restando apenas o sólido. Eficiente quando o líquido evapora com facilidade. Utilizado nas salinas brasileiras, onde é extraído o sal.
Fusão Fracionada
Consiste nos diferentes pontos de fusão das matérias. O sistema é aquecido, até que uma das substâncias passe para o estado líquido, podendo assim, ser separado do resto do sistema. O procedimento é repetido até que todas as substâncias estejam separadas.
Filtração
Separação sólido-líquido, utilizada quando as partículas do sólido não são muito pequenas, sendo difícil sua passagem pelos poros do filtro. Para realizar uma filtração utiliza-se um funil e um coador (filtro) de papel. Dessa forma, o líquido atravessa o coador e o sólido fica retido. Exemplo: Agua + Areia.
Filtração á vacuo
Feito para acelerar o processo de Filtração Simples, aumentando sua velocidade devido ao aumento no fluxo de filtração pela sucção provocada pelo vácuo. A água que entra pela trompa d’água arrasta o ar do interior do frasco, diminuindo a pressão interna do kitassato, o que torna a filtração mais rápida.
Destilação Simples
É um método de separação de misturas homogêneas de sólido e líquido, como NaCl e água, por exemplo. Ele basicamente aquece a solução no balão de vidro até que o líquido com menor ponto de ebulição comece a evaporar. Quando isso acontece este vapor é levado ao condensador (um duto onde passa água fria corrente em volta), onde, ao entrar em contato com as paredes frias, o vapor se condensa, caindo como líquido no erlenmeyer ou béquer. Após algum tempo, todo o líquido de menor ponto de ebulição terá passado para o béquer, e sobrará a outra substância, sólida, no balão de vidro.
Destilação Fracionada
É o método de separação de misturas homogêneas de líquido e líquido cujos pontos de ebulição são próximos. A mistura é aquecida no balão de vidro e a substância de menor ponto de ebulição evapora primeiro, e logo em seguida, a