Separação de misturas
Paola Nazário Leite.
Palavras Chave: misturas, separação, solubilidade, sovatação, ligações iônicas.
Introdução
Como químicos enfrentamos muitos desafios, como exemplo, a separação de misturas. Temos as misturas liquido-liquido, sólido-liquido sólido-sólido. Para realizar esse processo é necessário conhecer as propriedades dos compostos e sua solubilidade. Neste experimento iremos fazer o teste de solubilidade e usar as formas de separação magnética, filtração, evaporação (com e sem rota evaporadora).
Resultados e Discussão
Primeiramente fez-se o teste de solubilidade dos solutos com os solventes água e álcool etílico 99,5%, então obteve-se os seguintes resultados:
Tabela 1. Solubilidade
Solventes
Substâncias
Água
Álcool etílico 99,5%
Areia
Insolúvel
Insolúvel
Uréia
Solúvel
Solúvel*
CuSO4.5H2O
Solúvel
Insolúvel
Ferro
Insolúvel
Insolúvel
*Observou-se que a Uréia não é solúvel em álcool etílico 99,5% em temperatura ambiente, sendo assim, aqueceu-se em Bico de Bunsen até completa dissolução.
Misturou-se aproximadamente 1g de cada composto usado na tabela acima em uma placa de Petri, iniciaram-se as técnicas de separação de misturas. Para separar o ferro dos demais compostos utilizou-se o método de separação magnética, com excelente resultado, pois o imã retirou por completo as limalhas de ferro que tínhamos na mistura. Transferiu-se o restante da mistura para um béquer e seguiu-se com o experimento. Adicionou-se aproximadamente 5mL de álcool etílico no béquer e filtrou-se obtendo uma solução de Uréia e álcool etílico no filtrado 1. Assim no béquer temos a mistura de Areia e CuSO4, para essa separação continuou-se com o método de filtração, lavou-se o béquer com aproximadamente 3mL de água destilada três vezes, obtendo CuSO4 + H2O (com resquício de Uréia) no filtrado 2. E como resíduo temos a areia no filtro. Para obter CuSO4 , aqueceu-se o filtrado 2 para a evaporação de H2O. Durante o