Separação de Misturas
Relatório de Química Geral
Objetivo
Levar ao conhecimento do aluno alguns conceitos sobre misturas de substâncias e substâncias puras, misturas homogêneas e heterogêneas. Será abordada a utilização correta de equipamentos de separação e purificação de misturas.
Introdução
Mistura é a associação de duas ou mais substâncias diferentes, cujas estruturas permanecem inalteradas, isto é, não ocorre reação química entre elas. Existem dois tipos de mistura: homogênea e heterogênea.
Na mistura homogênea, não é possível distinguir superfícies de separação entre os componentes, nem mesmo com os mais aperfeiçoados equipamentos de aumento, como ultramicroscópio e o microscópio eletrônico.
Na mistura heterogênea, é possível distinguir superfícies de separação entre os componentes- em alguns casos, a olho nu; em outros com microscópio comum.
Separação dos componentes de uma mistura.
Dentro de um laboratório podemos trabalhar com várias técnicas, cada uma delas apropriada a um tipo de mistura. Tais como: evaporação, filtração simples ou funil de decantação.
Materiais
Suporte Universal
Anel Metálico
Vidro de Relógio
Tripé
Tela de amianto
Proveta de 10 ml
Béquer de 100, 250 e 500 ml.
Kitassato
Bastão de Vidro
Bico de Bunsen
Pinça Metálica
Filtro e papel Filtro
Solução saturada de NaCl
Solução 1M de Na2CO3
Solução 1M de CaCl2
Solução de HCl 6M
Solução aquosa de Iodo
Clorofórmio
Procedimento Experimental
1. Pesar um Béquer e um Vidro de Relógio seco;
Peso Béquer = 1039315 g
Vidro de Relógio = 419289 g
2. Colocar 6 ml de Solução NaCl em uma proveta;
3. Transferir da proveta para o Béquer e pesar o conjunto, anotando os valores;
Peso Béquer com a Solução de NaCl =1106155 g
4. Colocar o Tripé com a Manta de Amianto sobre o Bico de Bunsen e aquecer o Béquer com a Solução de NaCl, mantendo o Vidro de relógio sobre o Béquer durante o aquecimento. Esperar evaporar totalmente a Solução de NaCl.
5. Retirar o Béquer do