separação de misturas
Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias juntas, e pode ser homogénea, coloidal ou heterogénea.
Um material heterogéneo implica que seja uma mistura.
Mistura homogénea
O aspeto de uma mistura homogénea é uniforme, é igual em qualquer das suas partes (Figura 1). O tamanho das partículas que constituem este tipo de mistura é tão pequeno que é impossível que sejam observadas por métodos visuais (a olho nu e/ou com microscópio).
Ex: água salgada; ouro; ar.
Mistura coloidal (ou coloide)
Existem misturas, misturas coloidais ou coloides, que embora sejam homogéneas a olho nu, tem partículas de tamanho suficiente para serem vistas ao microscópio. Estas misturas são falsamente homogéneas.
Ex: tintas; fumo; gelatinas; nevoeiro; manteiga; leite; pasta de dentes; maionese.
Mistura heterogénea
Figura 2 - Material com aspeto heterogéneo.
Ao contrário das homogéneas, o aspeto de uma mistura heterogénea é variável de ponto para ponto (Figura 2). Neste tipo de mistura o tamanho das partículas já é suficientemente grande para que sejam distinguidas a olho nu.
Ex: granito; areia.
Separação de misturas
Os diferentes componentes de uma mistura podem ser separados com os processos a seguir indicados. Cada um destes processos tem uma utilização bem definida, dependendo do tipo e das propriedades dos componentes da mistura. A aplicação destes processos deverá ser pensada caso a caso e poderão haver misturas que necessitem de mais do que um processo para a completa separação dos seus constituintes.
Decantação
Filtração
Centrifugação
Cristalização
Destilação
Cromatografia
Separação magnética
Extração por solvente
Todos os métodos de separação de misturas são transformações físicas.
As dispersões coloidais são misturas heterogêneas ( ainda que possa parecer às vezes uma mistura homogênea).
As dispersões coloidais são compostas por dipersante e disperso, o dispersante é o equivalente ao solvente e o disperso é o equivalente ao soluto.