Separação de misturas
1. Qual o resíduo que sobrou no papel de filtro após a primeira filtração?
Areia, limalha de ferro e pequena parte de cloreto de sódio
2. Qual o resíduo que sobrou no papel de filtro após a segunda filtração?
Areia, limalha de ferro e uma quantidade menor de cloreto de sódio. Levando em consideração que os 10ml utilizados após a primeira filtração não é suficiente para retirar todo cloreto de sódio do filtro.
3. Quais os componentes obtidos em cada etapa?
Na etapa da filtração foram separados a areia e a limalha de ferro da salmoura formado pela mistura do cloreto de sódio com a água.
Na etapa do aquecido a salmoura é aquecida até a total evaporação da água, sobrando apenas o cloreto de sódio no béquer.
Na etapa da secagem do filtro com os materiais em um forno mufla aquecido até 150 graus o resultado foi a completa secagem dos materiais. Com o auxilia de um imã, houve a separação de areia da limalha de ferro.
4. Houve a perda de massa dos componentes?
Houve a completa evaporação da água e perda de 1,119g de cloreto de sódio das 5,000g iniciais no processo de filtração e evaporação da água.
5. As frações obtidas são de substâncias completamente puras?
Na areia e na limalha de ferro apesar de parecerem limpos há resíduos de cloreto de sódio.
6. Discuta as vantagens e limitações de cada um dos métodos de separação utilizados.
No método de separação utilizando o tipo de filtro de papel utilizado na experiência é um método simples e eficiente para separar as substancias heterogêneas, mas é limitado ao tamanho dos poros do filtro e da fragilidade do papel em contato com a água.
A separação da água do cloreto de sódio pelo método de evaporação utilizado no laboratório é eficiente porém com a evaporação de água junto evapora uma parte do cloreto de sódio, como demonstrado nos valores acima além de utilização de materiais combustíveis para gerar calor.