Separaçao por destilacao, cromatografia e extracao de solvente
RELATÓRIO DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
TEMAS:
Separação por destilação simples
Cromatografia
Extração de solventes
São José dos campos
Agosto 2013
Experimento-1 : DESTILAÇÃO SIMPLES
Objetivo:
Separar uma mistura de álcool com tinta de caneta por meio da destilação simples.
Introdução:
Mistura é todo material constituído por duas ou mais substância puras, chamas componentes da mistura. Ao contrário da substância pura, tem composição variável e consequentemente densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição e outras propriedades variáveis.
Um dos grandes desafios da Química sempre tem sido a obtenção de substâncias puras a partir de misturas, já que a maioria dos materiais presentes na natureza é formada por misturas de substâncias. E como já se sabe, é possível saber se uma espécie de matéria é substância pura ou mistura através das análises de suas propriedades específicas. Se o resultado das análises indicar uma mistura de várias substâncias e se queira isolar as substâncias puras presentes será necessário escolher um método adequado de purificação. Neste experimento utilizamos o método da destilação simples, que nada mais é que um processo de separação (purificação) que se baseia na diferença entre os pontos de ebulição dos componentes da mistura.
Procedimento experimental
Materiais:
Funil de vidro;
Béquer;
Balão de destilação;
Condensador;
Equipamentos:
Manta aquecedora
Tripé
Métodos:
Com a ajuda de um funil foi adicionado ao balão de destilação 60 ml da solução alcoólica misturada com tinta de caneta e pedrinhas de porcelana. Após a colocação do líquido, o balão foi tampado e o termômetro foi posicionado com o bulbo na altura da saída do vapor para o condensador. Foi ligado o processo de refrigeração do condensador, e colocado um béquer na saída do condensador para receber o destilado. Então foi ligado o fogareiro na temperatura