Experimento 1 – soluções: separações por destilação simples, extração e cromatografia.
.
1 – INTRODUÇÃO O experimento da aula consiste em três técnicas:
Destilação simples:
A destilação simples serve para a separação da mistura homogênea de sólido e líquido. É importante que os pontos de ebulição das duas substâncias sejam diferentes. Cromatografia:
É um método físico-químico de separação no qual os compostos presentes em uma mistura são distribuídos entre uma fase estacionária e uma fase móvel. A separação ocorre porque os compostos têm diferentes afinidades com a fase estacionária e com a fase móvel, portanto deslocam-se com velocidades distintas. Extração: A extração com solvente é um método amplamente utilizado para a separação de substâncias desde que estas apresentem uma diferença de solubilidade. A extração do produto desejado dá-se pela adição de um solvente capaz de solubilizar a substância e, ao mesmo tempo, não ser solúvel em água. Portanto, neste processo, seriam obtidas duas fases: uma fase orgânica contendo o produto desejado e uma fase aquosa contendo os subprodutos.
2 - OBJETIVO
Aprender três técnicas de separação de misturas empregadas em um laboratório de química, assim como todos os conceitos envolvidos.
3 – DESCRIÇÃO EXPERIMENTAL:
A – MATERIAIS E REAGENTES
Os materiais utilizados foram: béquer, condensador, termostato, proveta graduada, vidro de relógio, suporte universal, garra, casco de porcelana, papel de filtro, balão destilador, termômetro, funil de extração, funil de vidro.
Os reagentes foram: solução alcoólica, gasolina, água destilada, tinta de caneta hidrográfica.
B – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Destilação simples:
Colocou-se 60ml da solução alcoólica dentro do béquer. No balão de destilação, foram inseridos os cascos de porcelana, para evitar turbulência na ebulição. Em seguida, inseriu-se o balão sobre a manta de aquecimento para atingir a devida temperatura de ebulição, a fim de