SEPARAÇÕES POR DESTILAÇÃO SIMPLES, EXTRAÇÃO E CROMATOGRAFIA
Relatório de Experimento Químico:
SOLUÇÕES
SEPARAÇÕES POR DESTILAÇÃO SIMPLES, EXTRAÇÃO E CROMATOGRAFIA.
Evandro Lucas de Moraes 01411160 Bruno Marcos Lima 01410729
São José dos Campos, 25 de agosto de 2014.
EXPERIÊNCIA: SOLUÇÕES - SEPARAÇÕES POR DESTILAÇÃO SIMPLES, EXTRAÇÃO E CROMATOGRAFIA.
Resumo: Os experimentos descritos a seguir têm por objetivo final a separação de substâncias diferentes que estão misturados em soluções e cada um apresenta sua técnica juntamente de suas características.
DESTILAÇÃO SIMPLES
Introdução
A destilação é utilizada para realizar a separação de reagentes em uma solução ou mistura, utilizando a propriedade física ponto de ebulição, que é a temperatura em que o vapor e o líquido estão em equilíbrio a uma dada pressão, um processo de aquecimento, separação e esfriamento e é empregada devido à diferença entre os pontos de ebulição dos reagentes da solução.
Objetivo
Fazer a destilação de etanol a partir de uma solução alcoólica.
Materiais
- Balão de destilação, Termômetro, Condensador, Béquer, Manta elétrica.
Reagentes
- Solução alcoólica
- Pedras de porcelana
Procedimento experimental
Num balão de destilação é adicionado 60 mL (mililitros) de uma solução alcoólica na cor roxa e algumas pedras de porcelana (para evitar o espirramento de material que consta no balão), adaptado ao balão um condensador alimentado por água (H2O) para a refrigeração e um termômetro introduzido na parte superior com seu bulbo na altura da saída de vapor, o sistema é ligado a uma manta elétrica.
Resultados obtidos
O etanol começou a evaporar quando registrado 77°C no termômetro, quando o termômetro registrou o aumento da temperatura, finalizou-se a destilação.
Conclusão
O objetivo foi