Todo Mundo tem Razão
01. Proponha duas relações possíveis e coerentes entre o conteúdo da matéria “Todo Mundo Tem Razão?” e as temáticas do componente curricular Filosofia. Cite as duas relações que você identificou, escolha uma dentre elas e explique-a de acordo com os conhecimentos propostos nas Aulas de Filosofia.
As relações possíveis e coerentes entre o conteúdo da matéria “Todo Mundo Tem Razão?” e as temáticas do componente curricular Filosofia, são as questões referentes à problemática existente entre os termos ética e moral. O que pode se perceber é que existente dois caminhos diferentes o da ciência (ética) e o de objeto (moral) que resultam em status distintos. A moral ou ser moral não significa que necessariamente devemos receber as regras do grupo, aceita-las ou recusa-las livre e conscientemente, mas sua finalidade é o modo de ser, pensar e agir individual. O social é quando a sociedade dita normas e elas são seguidas.
02. Explique a afirmação abaixo e identifique um trecho e/ou situação da matéria “Todo Mundo Tem Razão?” que exemplifique a afirmação a seguir.
Afirmação: Muitos são os pontos de encontro entre cultura e moral.
A moral é constituída por um conjunto de normas e valores estabelecidos e aceitos por todos de um grupo, que contem três características a de temporalidade, a cultura e a social. A de temporalidade que esse conjunto de normas e valores está sujeitas a mudanças, a cultura são diversas e diferentes formas de cultura que elaboram suas normas sociais próprias e que pode haver ou não semelhanças entre as culturas, social as sociedades criam suas normas e valores na busca para a felicidade e justiça. Um trecho que possa que exemplifique a afirmação é “A segunda reação tem sido procurar uma resposta para uma pergunta espinhosa: apesar das evidentes diferenças de cultura e de comportamento entre os povos, há valores que todos os homens devem respeitar? De onde vem a nossa noção do que é certo e errado?”.
03. Por qual motivo a