Relatório Química
Centro de Ciências – Departamento de Química Orgânica e Inorgânica.
Campus do Pici.
Curso: Química – Licenciatura. Disciplina: Química Fundamental I Experimental
Relatório das aulas práticas nº 2 e 3.
RESUMO
A identificação e separação de substancias é um procedimento importante na rotina laboratorial, pois ao utilizar tais substancias, sem conhecimento de suas propriedades, o risco de acidentes torna-se maior. Assim, as práticas realizadas, foram: 1)Cálculo da densidade;2)Teste de chama;3)Destilação simples;4)Extração com solventes;5)Cristalização fracionada e cromatografia. Ressalta-se que os dois primeiros experimentos tiveram como finalidade de identificar a substancia e o restante, separá-la.
Para a identificação por meio do cálculo da densidade ser realizada, foi necessário o auxílio de uma balança, para ser possível fazer a comparação das massas da vidraria e da substância sem o solvente (água). Entretanto, o teste de chama é uma prática mais complexa, que consiste em testar a presença de certos metais em compostos químicos. Essa prática envolve um fio de platina mergulhado em ácido clorídrico e em seguida na substância na qual a identificação é desejada, logo depois, a amostra é introduzida na chama, onde será observada a cor gerada.
Além disso, foram feitas separações de misturas de diferentes formas no laboratório, como a extração com solventes, que é basicamente a diferença da solubilidade de uma substância em dois solventes imiscíveis entre si, e que não reagem com a substância que deve ser separada. Esse método é parcialmente semelhante a cristalização fracionada, somente pelo fato de envolver diferentes solubilidades, pois além disso, há a necessidade de aquecer a mistura,para em seguida, resfria-la, para a precipitação poder ser observada.
Os outros métodos feitos em laboratório foram a destilação simples e